Diversas Idéias
Somos pessoas, que damos preferência às conversas informais, onde trocamos idéias, conhecimentos religiosos...
Somos empenhados no aprendizado à ação caridosa. Estamos diariamente lapidando esse comprometimento com a caridade.
Sugerimos, que através das vastas literaturas religiosas que existem, que procuremos alguma que nos conforte o coração.
A Prece é sempre agradável a Deus, quando "dita" pelo nosso coração, por que o que se passa dentro de nós, a nossa "reforma íntima", o que fazemos em prol de nossa melhora diária, é o que importa para Deus.
Procuremos realizar as preces, de preferência, aquelas que "brotam" do fundo do nosso coração, provavelmente serão as melhores, do que aquelas em que lemos. Com certeza, muitas das vezes, acabamos lendo com os lábios, quase automático, quando na verdade deveríamos usar o "poder" do nosso pensamento e do coração.
Devemos elevar nossas Preces ao Altíssimo com Fé, verdadeiro fervor e sinceridade intensa. Não penses que Deus será "tocado" pelo o homem vão, cercado de orgulho, egoísmo e vaidades. Nossa Prece só tem valor, quando proferida de sinceros ato de arrependimento e de pura humildade.
Fazer uma Prece a Nosso Pai Celestial é pensar Nele, se aproximar Dele, colocar-se em comunicação direta com Ele.
A Prece tem o Poder de transformar tudo ao nosso redor. Podemos louvar a Deus através dela, pedir e principalmente agradecer.
A Prece nos torna pessoas melhores, pois quem Ora com intenso fervor, confiança, se faz mais forte contra qualquer tentação, se desviando assim do mal, e tendo os bons Espíritos para nos ajudar na caminhada diária, e no socorro necessário, pois Deus jamais se recusará a nos enviar, se pedirmos com sinceridade, toda a ajuda que precisarmos.
Alguns dizem que oram muito, mas apesar disso infelizmente, chegamos a observar, que são maus caráter, ciumentos, invejosos, impertinentes, materialistas, apegados totalmente aos prazeres físicos, ao qual muitas das vezes compartilham também dos vícios da bebida, fumo, drogas...Enfim, esses são querido irmãos carentes de benevolência, de indulgência, ao qual Deus também não abandona, então também devemos aprender a orar por eles...
Deus tem um propósito a realizar, com cada um de nós, e para que isso aconteça, basta que o homem esteja disposto a orar, para que assim se estabeleça Sua Vontade aqui na Terra. Está é a função da oração, preparar um caminho para que Deus realize Sua Vontade, assim como uma locomotiva necessita dos trilhos para andar, Deus necessita da oração do homem para levar adiante Sua Vontade, sendo assim o homem deve fazer com que sua vontade seja unida a Vontade de Deus para que se estabeleçam seus desígnios, como podemos ver em : (1 Jo 5: 14-15.) “E esta é a confiança que temos para com Ele, que se pedirmos alguma coisa segundo a Sua Vontade, Ele nos ouve. E, se sabemos que Ele nos ouve quanto ao que lhe pedimos, estamos certos de que obteremos os pedidos que lhe temos feito.” A oração tem como objetivo, que nós venhamos a fazer uma ligação direta com o Nosso Pai Celestial, aqui na terra. A oração é o estabelecimento de um diálogo do homem com Deus, sendo que, devemos estar atentos as respostas de Deus, que vem através de nossas intuições ou através de circunstâncias exteriores (é só observarmos os sinais). É através da oração, que nós colocamos nossas ansiedades nas mãos de Deus, crendo que Ele nos dará paz interior necessária para a nossa caminhada, e assim, exaltando de dentro de nós, FÉ, FORÇAS e CONFIANÇAS suficientes para resolvermos todos os nossos problemas, da melhor maneira possível, nos fazendo CRESCER espiritualmente. Quando somos iluminados por Deus, direto na nossa consciência, a respeito dos nossos deslizes, devemos IMEDIATAMENTE pedir perdão a Deus e AOS que acabamos infligindo pela nossa jornada, e através da oração, pedindo para sermos perdoados. Devemos estar SEMPRE orando, para sermos guardados das tentativas dos irmãos menos esclarecidos, que pretendam nos desvirtuar do caminho de Deus. Podemos dizer que a oração é o nosso termômetro espiritual, quando nós NÃO conseguimos orar de coração aberto, indica que não estamos bem espiritualmente. Devemos aprender a observar “esse falar” Divino, em nosso espírito, enquanto estamos orando, pois Deus se comunica sempre conosco e cabe a nós, utilizarmos os nossos conhecimentos e a nossa RAZÃO, e DISCERNIRMOS se é ou não Deus que nos INSPIRA, ou se é os nossos inimigos, tentando nos enganar, lançando pensamentos em nossa mente que suficientemente nos induziram ao erro. Oração é algo sério, específico, objetivo, e segue regras e princípios estabelecidos nas leis de Deus, e a tentativa de orar em desarmonia com essas leis, resulta em EXPERIÊNCIAS FRUSTANTES.
Paulo declara em Efésios cap.6 – verc.18 – “Com toda oração e súplica, orando em todo o tempo no espírito, e para isto vigiando com toda a perseverança e súplica, por todos os santos.”
Leitores amigos, dissemos então, que esses queridos irmãos do caminho, só não sabem como se "comunicar" com o Pai. Eles não tem a vontade de "mudar", e a mudança nos é necessária para nossa transformação completa, onde nos livraremos assim, dos nossos vícios, dos nossos maus pensamentos e de nossas más tendências.
Alguns supõem que todo o mérito da Prece esta contida nas palavras difíceis e longas, e assim, acabam fechando os olhos para seus próprios defeitos e vícios. Tem alguns que até fazem disso uma ocupação, um emprego, porém, nunca avaliam a si mesmas. Isso significa que não é o "remédio" que é ineficaz, mas sim a maneira de aplicá-lo.
O Amor de Deus por nós, ... sempre irá, como um Bom Pai Justo e Benevolente, ... nos perdoar de todos os nossos erros, porém precisamos aprender a reconhecer nossos erros, e aprender a corrigi-las.
Nenhuma Oração esconde as nossas faltas, nossos erros. Será necessário corrigi-los, respondendo por todos os atos que já tenhamos feito contra o nosso próximo, contra as leis dos homens e principalmente, contra as leis de Deus. Para que possamos nos perdoar, perdoar o próximo e sermos perdoados, temos que pagar até o último centil, fazendo assim, através da revisão dos nossos "erros", aliados a verdadeira caridade, atos que valerão mais do que qualquer palavra, e que nos levarão com certeza ao caminho do perdão completo, e da vida eterna em paz.
Podemos e devemos sempre orar uns pelos outros, treinando assim a vontade de sempre praticarmos o bem, não só para si, mas também para nossos irmãos em Cristo. Fazendo assim nesse ato de boa vontade, atrair sempre para perto de nós, amigos encarnados e amigos espirituais, que irão se associar a nós num único desejo, o de ajudarmos uns aos outros.
Devemos acreditar na nossa força interior, na vontade sincera dos nossos pensamentos. Isso em nós representará uma "energia", que alcançará muito além dos limites da nossa esfera corporal. Quando Oramos para nós ou para alguém, se colocarmos o verdadeiro desejo ardente, sinceridade nos pedido que estamos direcionando a Deus, o auxílio que nos será enviado, com a permissão do Altíssimo, esses fluidos irão muito além do que podemos palpar ou imaginar, fazendo assim, que realizemos "prodígios" aliados a nossa Fé, que dirão até que realizas "milagres".
A natureza de nossas provas, das nossas vicissitudes, estão sempre nas mãos de Deus, mudando ou não, de acordo com Sua vontade, Porém, sabemos que Deus sempre leva em consideração, a nossa resignação, e que aliadas as Preces feitas de coração, virão uma frase bem conhecida por todos,"ajuda-te a ti mesmo e o céu te ajudará". Sendo assim, trará para junto de nós, bons espíritos, que nos farão suportar as provas com a verdadeira coragem que necessitamos, fazendo com que as dores nos pareçam menos duras.
Podemos Orar pelos mortos ? Sim, podemos e devemos orar pelos que aqui nos foram amores preciosos, pois nossas preces, chegam a eles como bálsamos, flores refrescantes de paz, carinho e amor, ajudando ainda, ao querido irmão que já retornou ao lar espiritual, a consciência do despertar em nova condição, e se alertará para as necessidades dos trabalhos na seara de Jesus, procurando assim, se arrepender dos seus erros, e procurar encontrar a melhor forma de se ajudar, ajudando de preferência aos que dele precisarem.
"Se espera criar outras pessoas de valor,
desenvolva primeiro a si próprio.
Se entrar em ação, as pessoas a seguirão.
Elas aprendem observando o seu aspecto e comportamento.
A excelência de sua personalidade
é o que toca o coração dos outros."
(Daisaku Ikeda)
Também não podemos esquecer de pedir a Deus, pelos nossos anjos guardiões, pois eles também precisam de orações, e Deus com certeza irá nos acatar.